segunda-feira, 10 de março de 2008

Entendendo o mundo a nossa volta


Para começar... tentando mostrar o que são os seres humano e a consciência que o mundo está impondo sobre nós a cada dia, gostaria de falar um pouco sobre a Psicologia, a ciência do conhecimento.

Todos os dias nos perguntamos sobre várias coisas que continuamos em busca de respostas que muitas vezes não existem, tive a oportunidade de ler o livro "o que é psicologia?" de Maria Luiza Teles que conta um pouco da história e dos objetivos da também conhecida ciência da alma.

Apontando para o lado da comunicação é possivel observar o quanto a psicologia é importante e está presente na sociedade e no entendimento que esta busca.

segundo teles, a psicologia é uma ciência que procura compreender o homem, seu comportamento, para facilitar a convivência consigo próprio e com o outro. Pretende fornecer-lhe subsídios para que ele saiba lidar consigo mesmo e com as experiências da vida.

Eis aqui algumas perguntas que todo ser humano se faz, desde que tem consciência de si.. e é de consciência que estamos tratando aqui...

Quem sou eu? Quais são minhas necessidades? Por que tenho conflitos? Em que sou diferente? Como aprendo? Por que muitas vezes me sinto inadequado? entre amigos, entre a sociedade..

Em que me assemelho as outras pessoas? O que posso fazer para ter uma vida mais rica, mais produtiva? Como me relaciono com o ambiente físico e social?

Pode-se perceber que o campo da Psicologia é bastante vasto e trata de questões fascinantes para todos aqueles que desejam compreensão mais profunda de si próprios e de seus semelhantes. É conhecimento indispensável para quem quer que vá lidar mais diretamente com as pessoas, como nós jornalistas, ou qualquer outra comunicador.. vendedor.. qualquer pessoa que lide com o público e seus interesses.

Mas, o estudo do homem é extremamente difícil e é enorme a ignorância em relação a ele, pois este é essencialmente diferente de todos os outros. Não apenas porque raciocina, fala, ri, chora, opõe o polegar, cria, faz cultura, tem autoconsciência e consciência da morte. É Também diferente porque o meio social é seu ambiente específico. Ele deverá conviver com outros homens numa sociedade que já encontra, ao nascer, dotada de uma complexidade de valores, filosofias, religiões, línguas, tecnologia.

Logo awarenesse estará aqui para que todas estas questões filosóficas sejam discutidas e ampliadas buscando um entendimento e compreensão do homem primeiramente e posterior a isso o mundo em que ele se encontra suas felicidades e tristezas...

Nenhum comentário: